(11) 3280-1126    (21) 2523-4541    

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

RECEBA NOSSAS OFERTAS ESPECIAIS E AVISOS DE CHEGADA DE COLEÇÕES

 (21) 99231-6962

© 2005 -2019  ÂNIMA VERDE. CSIE Ltda - CNPJ:  12.123.245/0001-95 - Todos os direitos reservados

Buscar
  • fre082

Cartilha Ecológica das Sacolas Reutilizáveis



1 - O que é uma Sacola Reutilizável?

Sacola reutilizável é uma sacola cujo objetivo principal é minimizar o impacto do uso indiscriminado de sacos plásticos e embalagens descartáveis como, por exemplo, os de supermercado.

2- Por que usar?

Grande parte do material plástico utilizado por nós acaba parando na natureza, mares e florestas. Por não ser um material que se dissolve naturalmente (leva mais de 500 anos para desaparecer), ele causa grandes danos ao meio ambiente. Você sabia que por ano, 100 mil animais marinhos morrem sufocados ao confundir saco plástico com água-viva.

3- Quem deve usar?

Todos os seres humanos, juntos, produzem uma quantidade enorme de lixo por dia. Estima-se que são gastos 400 sacos por pessoa anualmente. Uma só sacola reutilizável pode substituir em média 5 sacos plásticos por pessoa a cada ida ao mercado. Por isso todos devem ter a sua sacola reutilizável.

4- Quais são as opções de Sacolas?

Vários tipos de sacolas são chamadas de ”ecológicas” ou de “ecobags”. Todas estão corretas desde que atendam ao objetivo principal que é o de serem usadas em substituição às embalagens descartáveis.

5- O que é plástico Oxybio?

Plástico oxybio é um plástico ao qual foi adicionado componentes químicos na sua composição para que, quando descartado, possa se decompor em micro-partículas. O problema é que estas micro-partículas continuam sendo plástico e portanto, envenenam o solo e os mares de maneira invisível, tornando seu recolhimento impossível. Oxybio-degradável NÃO é biodegradável.

6- Ecologicamente correto ou ecologicamente sustentável?

Ecologicamente correto é aquele que minimiza seu impacto poluidor no meio ambiente, custeia projetos de despoluição e busca produtos alternativos; como por exemplo é o caso do uso do algodão cru para fazer sacolas. Ecologicamente sustentável é aquele que, a longo prazo, oferece uma alternativa segura para a humanidade. O algodão, por exemplo, é ecologicamente correto mas, em escala de substituição de embalagens de supermercado, não seria sustentável. A longo prazo não é a melhor solução.

7- O que acontece com o plástico que jogo fora?

Atualmente, somente uma parte do plástico jogado fora vai para reciclagem. Sendo descartado em locais corretos e da forma adequada, ele poderia então ser reaproveitado nas cadeias de reciclagem. Caso contrário, ele irá fatalmente poluir o meio ambiente.

8- Sem os sacos plásticos aonde coloco o meu lixo?

Os sacos para armazenar lixo devem ser os que são vendidos para este fim, de preferência em cores diferentes para que você possa, em casa mesmo, separar o seu lixo. Assim pode ser destinado à reciclagem e à reutilização adequada segundo cada tipo de material.

OBRIGADO !

#cartilhaecológica #sacolasretornável #sacolareutilizável #hábitosdeconsumo #consciência

77 visualizações